sábado, 21 de abril de 2012

Aceitação



É uma coisa complicada de fácil definição: o ato de aceitar. O problema é pôr isso em prática, mas uma hora ou outra temos que aceitar as coisas, sejam alheias ou próprias. As coisas e como elas devem ser. Demora um tempo pra se dissolver, mas o nosso dever é tomar coragem e dar o primeiro passo e iniciarmos esse complexo processo. Aceitação. Eu creio que uma boa parte dos problemas do mundo não existiriam se todos aceitassem algumas coisas.
Pensei em escrever esse texto porque andei reparando que a maioria das coisas que as pessoas têm dificuldade em aceitar nos outros é porque geralmente elas ignoram a forma como o outro encara aquilo pois elas não conseguem encarar nelas mesmas. Quer um exemplo? Vou te dar dois. Eu não gosto dessa minha solidão e vivo a ignorando. Ai quando alguém também confessa ser um forever alone eu bato o pé e digo que a pessoa é louca, que ninguém pode viver tão sozinho e eu digo que a tal pessoa precisa sair e se divertir. No entanto eu fico aqui, esperando alguém me salvar dessa solidão. Outro exemplo: todo homofóbico ou pessoa que mostra aversão ao comportamento gay é na verdade um gay encubado. Seja homem ou mulher, e se a pessoa não gosta de brincadeiras desse gênero também, pode apostar que também é e sabe por quê? Porque pra essa pessoa uma brincadeira pode ser vista a sério e imagina se alguém desconfia do que ela tenta a todo custo esconder...
"Mas Jess você é formada em psicologia e nunca nos contou, danada." Eu não sou psicóloga e nunca disse isso, me desculpe se com esse papo sobre aceitação e o comportamento humano eu estou parecendo uma pseudo-intelectual. Mas é que meu blog é pessoal e eu estive observando esse tal comportamento em alguns amigos. E eu que acho a mente humana fascinante percebi esse padrão, que a maioria das vezes a gente deixa passar despercebido.Quando a pessoa está ali esfregando tal coisa na nossa cara - como eu que adoro passar a imagem de espontânea e engraçada, quando na verdade sou tímida e chata - mas na verdade está nos entregando exatamente o contrário, o seu segredo mais obscuro. Por exemplo: você sabia que pessoas que riem muito choram todos os dias? Pois é.
"Jess chega de dar uma de psicóloga, afinal você vai fazer cinema não é?" É eu vou, e um dos fatores pra eu gostar tanto de histórias são as suas dobrinhas que parecem um labirinto, que cada corredor nos mostra um mundo novo. É como a nossa mente, cada cabeça um mundo novo fabricado por diversos fatores, existem mentes que compactam dois mundos ou mais. Mas o fato é que o cinema é a projeção da psicologia, que estuda mente e o cinema mostra os atos dessas mentes.
Mas voltando à aceitação. Todo mundo tem algo em si mesmo, no seu próximo ou no mundo que precisa aceitar. E quanto mais rápido você fizer isso, mais tempo pra ser feliz você terá.

Nenhum comentário: