quarta-feira, 27 de junho de 2012

Eu ouvi promessas...




...E isso não me atrai!
Déjà-vu (Pitty)

As vezes acho que promessas são uma daquelas coisas feitas com o único prepósito de serem desfeitas, porque a vida é cheia dessas coisas - até ela própria, pois vivemos pra morrer mais cedo ou mais tarde. Como os nossos primeiros namoros, que começamos sabendo que o relacionamento ia acabar, afinal que capacidade mental dois adolescentes teriam pra manterem uma relação duradoura?! Mas sabe, existe nesse mundo gente sortuda que namora com a mesma pessoa desde os quinze anos e isso já faz muitos anos, assim como existem aquelas raras pessoas que cumprem suas promessas.
Eu cresci ouvindo promessas que nunca foram cumpridas, e só se acumulavam numa fila gigantesca criando algo maior: desconfiança e magoa. O pior é quando a magoa é tão grande que você nem se permiti confiar em mais ninguém. Porque promessas não só palavras jogadas ao vento e ao acaso, e podem ser feitas de forma direta, como quando alguém promete que vai ser sua amiga pra sempre, ou quando o seu pai diz que vai ir te ver no domingo; ou indireta como aquele eu te amo inesperado no fim de uma noite mágica, ou quando alguém te induz a pensar ou esperar por algo que nunca vai existir. Hoje em dia as pessoas fazem promessas o tempo todo, é como dizer bom dia pro cara da padaria ou pedir desculpas pra alguém por um esbarrão.
Promessas são aquelas coisas que Platão diria que ficam só no mundo das ideias. E eu só acho que se você promete algo deve cumprir, seja uma ligação ou um encontro, ou seja uma amizade ou um amor. Porque a pior das sensações é a decepção depois de grandes expectativas pra algo que parecia tão concreto. Por isso eu prometo que sempre vou cumprir minhas promessas pra não causar agonia em ninguém. Mas não crie expectativas que eu não te dei, não espere de mim algo que eu não vou fazer porque nunca me imaginei fazendo, não queira que eu realize seus sonhos se eu não estiver neles de um jeito que me agrade. Porque assim poderemos evitar decepções, lágrimas e um bucado de magoas. Assim poderemos confiar nas pessoas mesmo que elas não pareçam confiáveis, justamente por isso: porque não nos prometeram nada, mas podem nos surpreender comprando promessas do nosso depósito de magoas.

Nenhum comentário: